Sport TV alerta para proibição exibição pública do Mundial de Futebol [Actualização]
PMC.
Lusa/Fim
Lisboa, 21 Maio
Se a memória não me engana, a fase final do Campeonato Mundial de Futebol de 2002, realizado na Coreia e no Japão, teve como mote, o “boom” das transmissões em locais públicos, umas das transmissões que presenciei, foi no Parque das Nações no écran gigante da Sony, o gorado jogo entre as selecções de Portugal e Coreia, e teve como patrocinador a própria Sport Tv, que quatro anos depois já não é do seu interesse, que esses mesmos espaços, que serviram de publicidade ao canal, agora já não sirvam os interesses económicos da estação.
Relembro, que a fase final do Campeonato Mundial de Futebol de 2002, foi a primeira que a estação pública de televisão, RTP, não transmitiu na sua totalidade, transmitindo apenas os jogos da selecção portuguesa, os quartos de final, uma meia-final e final, tendo a Sport Tv, comprado os direitos de transmissão e posteriormente ter negociado com a RTP.
Nesse mesmo ano, e nesse espaço temporal em que a selecção nacional de futebol esteve envolvida nesse Campeonato, as subscrições ao canal Sport Tv, não diminuíram, antes pelo contrário, viram nesse período um grande crescimento.
Neste caso, a transmissão em locais públicos dos jogos do Campeonato do Mundo, não foi e nem será prejudicial à estação, e esta proibição, é senão, um acto de arrogância, por parte dos patrões do canal.
Pois quem afirma que a proibição da transmissão "visa sobretudo evitar as acções [de exibição pública] que estão a ser preparadas por muitas juntas de freguesia", é de quem não conhece a lei portuguesa, repito, lei portuguesa e de uma insolência já mais vistas.
Estarão as juntas de freguesias a arquitectar um plano para rapinarem clientes à Sport tv e assim prejudicar o negócio do canal?!
Francamente não me parece!
João Pinheiro da Costa
[Actualização]
«A Sport Tv está a enviar cartas aos assinantes do canal a avisar que, por imposição da FIFA, a transmissão dos jogos do Mundial de Futebol são proibidas em espaços públicos como restaurantes e esplanadas.
Este ano, as festas de Lisboa vão contar com um ecrã gigante e uma esplanada no Parque Mayer, criados precisamente para esse efeito. Se a intenção da Sport Tv for avante, a participação do espaço nas festas da cidade ficará reduzida aos concertos planeados para o Teatro Variedades.»
Jornal: Metro
Lisboa, 22 de Maio
Ao ler esta segunda notícia fiquei confuso! É a FIFA que proíbe a exibição em recintos públicos, como está em cima reportado, ou é afinal de contas, a Sport Tv que vai usar os seus direitos de exibição pública?!
Neste Portugal promíscuo já nada me espanta, agora pressinto que a Sport Tv junto das autoridades competentes (que funcionam numa celeridade inacreditável aquando pressionados por empresas deste calibre e provam a sua ineficaz existência), indague a que não sejam transmitidos os jogos do Mundial de Futebol em todos os espaços públicos deste nosso Portugal.
Isto promete, pois volto a repetir, que a lei portuguesa, é clara nesse aspecto, pois desde que não tenha um custo associado ao visionamento, a transmissão em espaços públicos, é regular.
Estou descontente, com a empresa que faz parte do Grupo PT (e em que o Estado (ainda) possui uma Golden-Share), pretenda capitalizar ao absurdo uns obscuros direitos adquiridos...